Conheça as coberturas do Seguro Veicular

Quando compramos um carro, a primeira precaução que devemos tomar é a contratação de um seguro. No Brasil existem dois tipos de seguros hoje em dia, o seguro facultativo, mais conhecido como seguro de automóveis e o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Para fazer a escolha certa do seguro, não é muito fácil, mas vale muito à pena, pois terá que pesquisar valores em várias seguradoras diferentes, para que assim o valor caiba no bolso. Continue lendo e confira quais as principais dúvidas de como funciona o seguro de carro.

Cálculo do valor do seguro

Esse valor é calculado em cima dos riscos que o veículo estará exposto. Mas não depende apenas disso para calcular quando terá que pagar pelo seguro. O preço do seguro pode variar de acordo com o preço do carro, a seguradora pode avaliar o perfil do proprietário, avaliam também o índice de roubo que o carro tem no mercado.

O uso do carro é um dos detalhes mais avaliados pela seguradora, isso pode influenciar bastante no valor do seguro. Isso ocorre porque carros para passeios como os sedãs e peruas, tem um menor risco se comparado com os demais, por ser um carro familiar, se comparado com os carros esportivos, que geralmente são mais potentes, sendo mais desejados pelos ladrões.

O que o seguro cobre?

Normalmente a cobertura do Seguro DPVAT em 2023 é contra: furtos, roubos, incêndio, colisões e contra terceiros, no caso de batidas. Existem ainda alguns seguros que cobrem contra enchentes, alagamentos, chuvas de granizo, furacão ou queda de árvores. Todos devem ficar atentos com o contrato, leia ele com muita atenção antes de assiná-lo para que não haja arrependimentos futuros.

Modalidades de seguro

Existem duas modalidades de seguro que dão cobertura no mercado, a primeira indeniza o proprietário do veículo com o valor de mercado do carro, o segundo indeniza com um valor previamente estabelecido.

Pelo valor de marcado a seguradora faz um levantamento de preços do veículo em várias revendedoras, pesquisa nas tabelas de revistas e jornais específicos. Feito isso ela faz uma média de valores para que assim possa estabelecer um valor a ser dado ao cliente.

No caso de uma pane ou batida o que devo fazer?

Quando o dono do veículo fecha contrato com uma empresa de seguro de carros ela recebe um manual com todas as instruções e indicações para todos os casos em que o seguro estará dando cobertura para o carro.

Verifique nesse manual, onde normalmente você encontrará um telefone de contato para chamar o seu seguro.

Em muitas estradas pelo Brasil e pelo mundo já existem pontos onde é possível encontrar telefones na beira da pista, para que se haja algum caso de emergência fique mais fácil chamar seu seguro.

Conclusão

Antes de fechar qualquer negócio, faça muitas pesquisas, corra atrás de várias seguradoras diferentes, pergunte para pessoas de sua confiança que já conheçam a seguradora. Depois de tudo isso aí sim poderá fechar negócio sem medo, dando mais segurança para você e toda sua família.