Starnews 2001

 

~ Discussão Sobre o Santíssimo Sacramento ~

A Discussão Sobre o Santíssimo Sacramento*, o primeiro afresco concluído por Rafael (Raffaello Sanzio) para o Papa Júlio II, representa o triunfo da religião e verdade espiritual. A Hóstia consagrada é mostrada no centro da pintura. Ao lado, grupo de filósofos escolásticos discutem seu significado; a Santíssima Trindade, santos e anjos flutuam nas nuvens acima – Afresco de 1510/11, largura da base: 770 cm. Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vaticano.

O mural pode ser visto como um retrato da Igreja Atuante abaixo, e da Igreja Triunfante acima. Um estudo sobre a pintura mostra que a Discussão e A Escola de Atenas podem ser vistos como tendo algo em comum: a verdade revelada da origem de todas as coisas, em outras palavras a Trindade. Isto pode não ser compreendido pelo intelecto somente (Filosofia), mas é comprovado na Eucaristia.

A pintura está focalizada na custódia contendo a Hóstia consagrada, localizada no altar. Figuras representando a Igreja Triunfante e a Igreja Atuante são arranjadas em dois semicírculos, um sobre o outro, e adorando a Hóstia. Deus o Pai, banhado da glória celestial, abençoa o grupo de personagens bíblicos e eclesiásticos no topo da composição. Imediatamente abaixo, o Cristo ressuscitado sentado sobre o trono de nuvens entre a Virgem Maria (curvada em adoração) e são João Batista (que, de acordo com a tradição iconográfica, aponta para Cristo). Profetas e santos do Antigo e Novo Testamento estão sentados ao redor deste grupo central sobre um banco semicircular de nuvens parecido ao que constitui o trono de Cristo. Eles formam um tranquilo e silencioso grupo e, no entanto, são pintados com vigorosos tons coloridos, as figuras são altamente individualistas.

Ao fundo, inserida na vasta paisagem dominado pelo altar e o sacrifício eucarístico, estão os santos, papas, bispos, sacerdotes e o coro dos devotos. Eles representam a Igreja Atuante, e que continuará a atuar no mundo, e que contemplam a glória da Trindade com os olhos da alma. Seguindo quinze séculos de tradições, Rafael retratou personalidades famosas. Entre as pessoas do grupo aparece Bramante ensinando na balaustrada à esquerda; o jovem de pé próximo a ele foi identificado como Francesco Maria Della Rovere; Papa Júlio II**, que personifica Gregório o Grande, está sentado próximo do altar. Dante é visto à direita, distinguido por uma coroa de louros.

A estrutura do afresco é caracterizada por extrema claridade e simplicidade, que Rafael adquiriu através de esquetes, estudos e desenhos contendo notáveis diferenças na composição de trabalhos. Referencias a outros artistas são visíveis na pintura (o jovem Francesco Maria Della Rovere, por exemplo, está com a fisionomia parecida com a de Leonardo da Vinci); Platão, de costas, com um manto azul, está mais à frente. Contudo, o layout, os gestos e as poses são originalidades das pesquisas de Rafael, que são ricas em admirável equilíbrio de cores e de grande dignidade expressiva.

_________
* Nota: A Capela do Santíssimo, que fica na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Ingá, Niterói, RJ, expõe permanentemente uma réplica dessa pintura maravilhosa, de Rafael. A Igreja está aberta para visitação pública, diariamente, das 8 às 19 horas.

** Nota: Júlio II exerceu o papado de 1503 a 1513. Restaurou o poder político dos papas, na Itália. Foi a alma da Liga de Cambraia contra os Venezianos (1508). Protegeu os artistas: Bramante, Michelangelo e Rafael, e empreendeu a construção da Igreja de São Pedro de Roma 1443–1513).

Veja:

  • A Escola de Atenas

  • Papa Júlio II


  • Ostensório, cerca de 1700. Pertenceu à Duquesa de Savoia e rainha de Chipre.

    Ostensório, o mesmo que custódia. Utensílio litúrgico destinado às procissões e à exposição
    do SS. Sacramento, constituído por um opérculo onde se coloca a hóstia consagrada,
    apoiado sobre um pé. Deve ser de material nobre. Em princípio deve ser benzido.

    ~ Orações ensinadas pelo Anjo ~

    A melodia do canto inicial dessa oração é linda!
    A poesia divina nos eleva às alturas para que
    possamos senti-la em toda sua plenitude.

    Canto
    — Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e Vos amo. Peço perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

    Oração

    — Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e Vos ofereço o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    — Orações ensinadas pelo Anjo de Portugal aos três pastores,
    que são recitadas e cantadas na adoração do Santíssimo.

    ~ Arnaldo Poesia ~

    A música que toca vários corações agora com imagens para você...
    www.cancaonova.com.br

    __________
    Bibliografia: Leituras Sobre o Cristianismo, Arnaldo Poesia, Ed. do Autor, Niterói, 1991. – Bíblia Sagrada, Tradução da Vulgata pelo Pe. Matos Soares, Ed. Paulinas, São Paulo, 1989. – The Oxford Companion to Classical Literature, Paul Harvey, Oxford University Press, England, 1986 – Palazzi Pontifici – Web Gallery of Art.

    Não deixe de ver:

  • Santa Teresa do Menino Jesus
  • Basílica de São Pedro: A Maior Igreja da Terra
  • O Esplendor do Canto Gregoriano
  • A Revolução do Cristianismo
  • A Medalha de São Bento & Sua História
  • Santa Madre Paulina
  • Pão de Açúcar
    O Espírito Santo, o Dom de Deus


    Copyright © Starnews 2001
    All rights reserved.

    William Shakespeare clique aqui

    Suave Encanto clique aqui

    Webmaster

    Copyright © Starnews 2001 Brasil - Todos os direitos reservados

    Home