Galleria Borghese

Galeria Barroco - Arnaldo Poesia



~ Nossa Senhora do Rosário ~

A imagem de Nossa Senhora do Rosário, com seguro estimado em US$ 3 milhões foi tombada no dia 9 de agosto de 2000 pelo IPHAN.

A escultura que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), trata-se de uma imagem policromada de 90 centímetros representando Nossa Senhora do Rosário.

A imagem pertence ao colecionador paulista Renato Whitaker, que a comprou do empresário mineiro Plácido Gutierrez nos anos 80. Foi esculpida no fim do século 19 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, quando ele trabalhava na construção do altar-mor da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto.

Renato Whitaker tem outras 30 peças atribuídas ao mestre mineiro. Segundo o colecionador, foi a especialista Lígia Martins Costa quem indicou a imagem para tombamento ao IPHAN — a mesma especialista que desaprovou a atribuição de uma obra de Aleijadinho para peça do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

~ Outros trabalhos de Aleijadinho ~


Ressurreição de Cristo, século XVIII.
Madeira policromada, 110 x 58 x 27 cm.
Coleção de Antônio Maluf, São Paulo.


Santa Luzia, século XVIII.
Madeira policromada, 52 x 25 x 17 cm.
Coleção de Renato Whitaker, São Paulo.


São Jorge, século XVIII.
Madeira policromada, 203 x 90 x 56 cm.
Museu da Inconfidência, Ouro Preto.

___________
Nota: A imagem de N. S. do Rosário não está exposta no Museu do Aleijadinho, assim como outras que são vistas aqui, porque faz parte de coleção particular. Para atender a muitos pedidos de internautas sobre trabalhos de Aleijadinho não apresentados no museu, fizemos este site paralelo com algumas peças de variados acervos particulares. Portanto, esta mostra é apenas informativa e cultural, não podendo ser reproduzida sem autorização dos proprietários das obras divulgadas.


Copyright © Starnews 2001
All rights reserved.