Fotos de Nilo Lima e Starnews 2001

Cristo Redentor
De Braços Abertos Para o Mundo

Rio de Janeiro – – Ano XVII



A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos. No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la. Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.

Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.

Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.

O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos.

E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.

~ Superlua de maio ~


Superlua vista por trás do Cristo Redentor, na noite deste sábado (5/5/2012). Foto: Victor R. Caivano/AP

Cristo Redentor 80 anos!

Cristo Redentor ganha iluminação em homenagem
à Jornada Mundial da Juventude

O Cristo Redentor ganhou uma iluminação especial na noite de segunda-feira (6/2/2012), com as cores das bandeiras de 150 países diferentes. A iluminação é uma das homenagens à Jornada Mundial da Juventude, que vai ser realizada no Rio no próximo ano. A jornada reúne milhões jovens católicos do mundo todo e marcará a vinda do Papa Bento XVI à cidade.

A logomarca da jornada será lançada na noite desta terça-feira (7/2/2012) na Arquidiocese do Rio e o Cristo vai receber mais uma iluminação. Dessa vez, ele ficará verde e amarelo.

Cristo Redentor é uma das 'Novas 7 Maravilhas do Mundo'

RIO — Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite deste sábado (7/7/2007), no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo. O monumento brasileiro ficou na terceira posição, atrás apenas da Grande Muralha da China e das ruínas de Petra, na Jordânia.

As outras maravilhas

A primeira maravilha a ser anunciada foi a Muralha da China, seguida pela cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra.

Em seguida, veio o Cristo Redentor. Logo depois, foram anunciados como maravilhas Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, de Roma, e o Taj Mahal, na Índia.

Vários monumentos dos 21 pré-selecionados para obter o título que, semanas atrás, estavam entre os favoritos não chegaram aos primeiros lugares, como as estátuas da ilha de Páscoa, no Chile, a Acrópole de Atenas, na Grécia, e a Alhambra de Granada, na Espanha.

Entre os finalistas, também ficaram de fora a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; a Igreja de Santa Sofia, na Turquia; a Ópera de Sydney, na Austrália; o templo Kiyomizu, no Japão; o Kremlin, na Rússia; o Angkor, no Camboja; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; Stonehenge, no Reino Unido e o Timbuktu, em Mali.

Ao fim da cerimônia, a organização do concurso anunciou a criação de uma nova votação, desta vez para escolher as 7 maravilhas da natureza. Será que o Pão de Açúcar vai entrar na lista?

Antiguidade

As sete maravilhas da Antiguidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.

As medidas da estátua do Cristo Redentor

  • Localização – Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar

  • Visibilidade – 360º

  • Altura total do monumento – 38m

  • Altura da estátua – 30m

  • Altura do pedestal – 8m

  • Altura da cabeça – 3,75m

  • Comprimento da mão – 3,20m

  • Distância entre os extremos dos dedos – 28m

  • Peso da estátua – 1,145 toneladas

  • Peso da cabeça – 30 toneladas

  • Peso de cada mão – 8 toneladas

  • Peso de cada braço – 57 toneladas

  • Distância entre os extremos dos dedos – 30 m

  • Trem do Corcovado

    Mais de 600 mil pessoas fazem por ano esse passeio inesquecível. Na viagem o visitante aprecia uma das mais belas paisagens do Rio. Passear no trem é fazer uma viagem pela história do Brasil e uma chance de ver bem de perto as belezas da Mata Atlântica.

    Localização
    O morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do
    Parque Nacional da Tijuca.

    Acessos
    Trem da Estação do Corcovado, em Laranjeiras, é possível pegar os
    trens que saem a cada meia hora e levam vinte minutos para atravessar
    a floresta e chegar ao topo.

    Carro
    Da Zona Sul – melhores opções pelos bairros:
    • Cosme Velho – pelas Ladeiras dos Guararapes ou Ascurra
    • Santa Teresa – pela Rua Almirante Alexandrino
    • Alto da Boa Vista – pela Estrada das Paineiras

    Estacionamento
    No estacionamento das Paineiras (o restante do trajeto deverá ser feito de trem).
    Ônibus ficam estacionados na Praça do Pedágio, em local próprio.

    Horário de Funcionamento
    das 8:30h às 20:00h, saídas a cada meia hora. Segunda a Domingo.

    Duração da viagem
    cerca de 20 minutos.

    Preço da Passagem
    Inteira: R$ 44,00 – Inclui transporte de ida e volta, e acesso ao Cristo Redentor
    Meia: crianças de 6 a 12 anos, R$ 22,00 (ida e volta)
    Crianças até 5 anos não pagam.

    A partir de 60 anos – desconto de 50% na apresentação de carteira de identidade original. Lei 10741-03.

    Portador de necessidades especiais – desconto de 50% na apresentação de cartão especial Riocard, Vale Social, Passe Federal, C.R.A.S. ou laudo médico emitido por órgão público de saúde. Lei 4240/03.

    Cartões de Crédito
    American Express, Mastercard, Visa, Visa eletron

    Capacidade
    360 passageiros por hora

    Velocidade da subida
    15 km/h

    Velocidade da descida
    12 km/h

    Peso do Trem
    máquina + carro = 36,8t

    Endereço
    Rua Cosme Velho 513 Cosme Velho RJ,

    Transporte
    Indo de metrô, descer na estação do Largo do Machado, ônibus 422 ou 498.
    Saindo da Praça 15, sentido zona sul, ônibus 422 ou 498, descer em frente
    à Igreja de São Judas Tadeu.

    Maiores informações ligar para (21) 2558-1329

    Obs.: Periodicamente o preço da passagem do trem é reajustado, por isso
    sugerimos entrar em contato com a empresa para confirmação do valor cobrado,
    através do telefone (21) 2558-1329

    Bem-Vindo a Bordo do Trem Vip

    O Trem Vip é a combinação perfeita de um passeio inesquecível através da Floresta da Tijuca com a exclusividade de um transporte fretado, mais confortável, com a disponibilidade de serviço de bordo, música ambiente e guia turístico (opcionais).

    O percurso até o monumento do Cristo Redentor pode ser aproveitado para discussão de negócios, apresentação de produtos, demonstrações ou apenas um bate-papo descontraído, acompanhado de um agradável café da manhã ou um pequeno coquetel.

    Não perca a oportunidade de oferecer a seus clientes um passeio de primeira classe. O trem Vip é a melhor recepção para os convidados em passagem pelo Rio de Janeiro e que não podem deixar de visitar seu ponto turístico mais importante.

    Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (21) 2558-1329
    ou pelo e-mail:
    trem@corcovado.com.br

    An unique journey. Unforgettable!
    Welcome Aboard the Vip Train

    The Vip train is the perfect combination of an unforgettable ride through the Tijuca National Forest and the exclusive confort of a chartered vehicle with optional board service, background music and a tour guide.

    The ride up to the statue of Christ the Redeemer is the perfect setting to talk business, make a product presentation/demonstration or just have an informal chat. A delicious breakfast or small cocktail can be served.

    Don’t miss the opportunity to offer your clients a first class trip. The VIP train is the best reception for the guests who are visiting Rio de janeiro and can’t miss the city’s most important tourist attraction.

    For more information please contact us (21) 2558-1329
    or email: trem@corcovado.com.br


    Entardecer no Rio de Janeiro, emoldurado pelo morro do Corcovado, e a Pedra da
    Gávea à esquerda. (Foto tirada da Praia de Icaraí, em Niterói)

    O Espaço Cultural do Trem do Corcovado tem a finalidade de tornar agradável e didática a estada dos passageiros do Trem.

    Através de murais e vídeos é contada a história da construção da linha que atravessa a Floresta da Tijuca e é um dos passeios preferidos dos cariocas.

    O visitante irá saber que, idealizado pelos engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares, o Trem do Corcovado teve a sua inauguração realizada no dia 9 de outubro de 1884 por Dom Pedro II. Que o caminho nasceu da paixão do Imperador pela paisagem local e da fantástica visão que se podia apreciar do alto do morro. Desta forma, tornou-se a primeira Estrada de Ferro construída no Brasil exclusivamente para fins turísticos, transportando no ano seguinte ao início de seu funcionamento 31.885 pessoas, mesmo operando na época com apenas duas máquinas.

    Faz parte do Espaço Cultural o Café do Trem onde o visitante enquanto aguarda a partida pode saborear um lanche ou tomar alguma coisa

    Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (21) 2558-1329
    ou pelo e-mail:
    trem@corcovado.com.br

    Here is a short history of the Christ

    Rio de Janeiro's Christ Redeemer Statue stands atop the peak Corcovado. Its name is derived from its form, which resembles a hunchback.

    Inaugurated in 1884 by Emperor Dom Pedro II, the Corcovado train — which takes you up to a height of 710 meters — goes through the largest urban forest in the world, the Tijuca National Park. The train, at that time driven by steam, was considered an engineering miracle by traveling 3,824 meters of railroad, at an extremely steep angle.

    The statue of Christ Redeemer, 38 meters high, came later. Planning started in 1921, and in the first sketches, engineer Heitor da Silva Costa imagined Christ carrying a cross, with a globe in his hands, on a pedestal that would symbolize the world. It was the people of Rio who chose the image of the Redeemer with arms outspread, as He appears today. This concept came from Costa and from the painter Carlos Oswald; it was sculpted by Paul Landowski (sculptor of Polish origin). Various materials were studied for the surface of the statue, and finally soapstone was chosen. Although it is not mechanically strong, and can be scratched with a fingernail, it is extremely resistant to the weather, and does not deform or crack with the variations of temperature.

    The statue, a monument to the religiousness of the Carioca, was inaugurated on October 12, 1931. In 1973, it was listed by the Institute for National Historical Heritage (IPHAN) as a national monument, and in 1980, the statue was restored for the visit of Pope John Paul II. Ten years later, Christ Redeemer was listed by the Rio de Janeiro City Hall. Since the year 2000, when new illumination was installed, the monument and its accesses went through a process of revitalization. The high point of this project were the inauguration of the panoramic elevators and the escalators, in 2003.

    Christ Redeemer was named one of the The New 7 Wonders of the World during the Official Declaration ceremony in Lisbon, Portugal on Saturday, July 7, 2007.

    Galeria de Imagens

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Starnews 2001

    Starnews 2001

    Starnews 2001

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Ricardo Zerrenner

    Copyright © Ricardo Zerrenner
    Copyright © As fotos 6, 7 e 8 – Starnews 2001


    Cristo Redentor - Clique para ampliar    Cristo Redentor - Clique para ampliar
    Copyright © Arnaldo Poesia – Starnews 2001



    Um lindo entardecer, com o Cristo entre nuvens. Foto comentada pelo jornal "Le Monde", de Paris, França.


    Clique para ver uma bela pintura
    Igreja de Nossa Senhora da Glória, Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor à direita.



    Museu de Arte Contemporânea, Niterói, com o Cristo Redentor em segundo plano.
    A igreja ao lado do Museu é a de Nossa Senhora da Boa Viagem.

    Cidade Maravilhosa

    O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil. Historicamente, nos seus quase 500 anos, é o lugar por onde acontecem as principais manifestações culturais que o país exporta, e porta de entrada obrigatória das grandes mostras internacionais de artes plásticas ou de grandes nomes da música clássica ou do mais moderno rock, dança e ópera. Sua arquitetura guarda ícones dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e, agora, do recém encerrado século XX. Abrigo da família imperial logo após sua chegada de Portugal, a cidade recebeu influências da arquitetura portuguesa, inglesa e francesa em prédios que continuam adornando principalmente o Centro da cidade. Hoje, contrastam com lâminas modernas de prédios inteligentes, retratos da modernidade da metrópole que sabe preservar seu passado.

    Na Lapa, bairro boêmio vizinho ao Centro, antigas casas de dança convivem com antiquários, preservando importantes hábitos culturais da cidade. No campo da música, o Rio é o berço do samba, que tem sua data máxima em fevereiro, no Carnaval. O desfile das escolas de samba do primeiro grupo é um espetáculo único, inigualável. Na Zona Sul, à beira mar, a cidade preserva alguns dos locais onde nomes como Tom Jobim e João Gilberto afinaram os primeiros acordes da bossa nova. Por suas características generosas, foi no Rio que se estabeleceram os maiores nomes da música brasileira, fossem baianos ou mineiros, atraídos pelo número de casas com música ao vivo — seja para ouvir, seja para dançar, pelas sedes das gravadoras com selos mundiais aqui instaladas e por ser berço da maior rede de TV do país.

    A natureza também tem peso cultural. Basta visitar o Jardim Botânico — com uma das mais importantes coleções de plantas do mundo — ou a Floresta da Tijuca, o coração verde da cidade maravilhosa.

    ______
    Fonte: Trem do Corcovado

    ~ Rio é a 1ª cidade eleita Patrimônio Cultural da Humanidade ~

    O Rio de Janeiro - conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, entre as montanhas e o mar - foi declarado neste domingo Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana, durante uma reunião em São Petersburgo (Rússia). Esta é a primeira cidade do planeta a ser incluída na lista. O conceito de paisagem cultural foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1992.

    Os famosos símbolos de cartão postal da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão de Copacabana ou deslumbrante vista da Baía de Guanabara, foram apresentados como argumentos pelo Brasil. Durante a apresentação, o comitê técnico da candidatura do Rio na Unesco defendeu as "paisagens cariocas entre a montanha e o mar". Na apresentação, o Rio de Janeiro foi mostrado como uma cidade onde a paisagem urbana se funde com uma natureza exuberante que dá origem a "uma cultura de rua", com grandes espaços abertos, parques públicos, jardins e orla que são parte da vida cotidiana dos cariocas.

    O governo do Brasil celebrou a decisão da Unesco, mas admitiu que ainda existem desafios importantes na cidade, afirmou a ministra da Cultura, Anna de Hollanda. "Não foi um processo fácil, foram nove anos levantando informações", afirmou a ministra de São Petersburgo. "Nosso projeto estava muito completo e bem argumentado. O Rio tem todas as características para ser patrimônio da humanidade: a mescla do urbano com a natureza, uma topografia que condiciona a vida do carioca que tem esta relação intensa com o mar e o morro", completou. A ministra destacou o compromisso de resgatar a Baía de Guanabara, acabando com a poluição.

    Destaques — Definida pelo Pão de Açúcar em um extremo e o Morro do Pico no outro, em Niterói, a Baía de Guanabara é considerada o berço do Rio de Janeiro e atravessa bairros tradicionais, como Botafogo e Flamengo. A baía foi o primeiro ponto da cidade identificado pelos exploradores portugueses em 1502, quando acreditavam ter descoberto um rio. Outro ícone da cidade, que recebe milhares de turistas a cada ano, é a estátua do Cristo Redentor, também muito mencionado pela delegação brasileira em São Petersburgo, a antiga capital imperial russa que recebe a reunião da Unesco.

    Outros locais apresentados foram a Floresta da Tijuca, que abriga uma rica biodiversidade com espécies em perigo de extinção e que foi nomeada Reserva Mundial da Biosfera, a Pedra da Gávea e o Jardim Botânico, criado em 1808. A praia de Copacabana, com seu famoso calçadão de pedras portuguesas, e Ipanema, que inspirou o surgimento da bossa nova, também foram lembrados. Destino turístico por excelência, a cidade maravilhosa também é famosa por seu carnaval, que todos os anos atrai milhares de pessoas para suas ruas em fevereiro.

    Além do Rio de Janeiro, o Brasil tem outros 18 bens culturais e naturais, incluindo o o desenvolvimento urbanístico de Brasília, o centro histórico de Salvador, o Pantanal de Mato Grosso e as reservas de Mata Atlântica e do Cerrado.

    (Com agência France-Presse/Veja online/Rede Globo)

    Estado vai instalar estátua de Nossa Senhora Aparecida em Niterói

    Imagem vai ficar de frente para a estátua do Cristo Redentor.
    Projeto depende de liberação de verbas para sair do papel.

    Os moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ganharão um monumento religioso nos moldes do que têm os vizinhos cariocas — o Cristo Redentor. Com apenas 13 metros de altura a menos que a estátua no Corcovado, uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida será erguida no bairro de Charitas.

    A escultura tem 25 metros e ficará no Morro da Viração, na direção do Cristo Redentor. Segundo o governo do estado, a ideia é que as estátuas fiquem uma de frente para a outra.

    A estrutura será de metal revestida de concreto. A estátua será instalada a 310 metros de altura, no topo do morro, em frente à estação das barcas de Charitas. O projeto de construção prevê uma base giratória, para permitir que a santa fique virada para o público quando houver missas na capela que também será construída no local. O espaço de quatro mil metros quadrados terá capacidade para dez mil pessoas.

    O projeto da imagem da padroeira do Brasil foi orçado em R$ 50 milhões e prevê também teleférico, lojas e restaurantes. Além do teleférico, será possível subir de carro, por meio de uma estrada no Parque da Cidade, com dois quilômetros de extensão.

    A obra depende da liberação de recursos para ser executada. Segundo o governo, o projeto foi solicitado pelo próprio governador Sérgio Cabral. A construção será de responsabilidade da Empresa de Obras Públicas do Estado.

    ______
    Fonte: O Globo/Emop – 9 de março de 2010.


    Polônia inaugura Cristo Redentor

    Ao som de sinos, uma procissão atravessou a pequena cidade de Swibodzin, na Polônia, no domingo para a inauguração da estátua que seria a maior de um Cristo Redentor em todo o mundo.

    A altura da estátua é simbólica: 33 metros, um para cada ano que Jesus teria passado na Terra.

    Pesquisas de opinião feitas na Polônia indicam que muitos no país consideraram o monumento vulgar e grandioso demais e duvidam que ele possa competir com o primo famoso do Rio de Janeiro.


    ~ Rio de Janeiro ~
    Click for Rio de Janeiro, Brasil Forecast

    Não deixe de ver:

  • O Corcovado, antes e depois

  • Bondinho do Pão de Açúcar

  • Rio ontem e hoje

  • Trem do Corcovado

  • Projeto Cristo Redentor

  • Photo Show
    Rio de Janeiro & Niterói

    Compartilhe:

    Publicar artigo no Facebook Facebook Publicar artigo no Twitter Twitter



    Equipe Starnews 2001

    Copyright © Starnews 2001.
    All rights reserved.