Transferência de veículo

Confira como realizar a transferência de veículos

Vai fazer a transferência de veículo, mas não tem ideia de por onde começar? Vamos tentar te auxiliar esclarecendo tudo o que é necessário para que você possa realizar este procedimento.

A transferência se faz necessária para que as informações de propriedade sejam atualizadas no sistema de registro de veículos do DETRAN de seu Estado, e para que a documentação seja atualizada com as informações do novo proprietário, emitindo assim o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Anual) e o CRV (Certificado de Registro de Veículo).

Transferência de veículo

Transferência de veículo

Alguns ficam em dúvida sobre quem tem responsabilidade na transferência: o vendedor ou o comprador?

Essa responsabilidade fica por parte do comprador, que passa a ser o novo proprietário, no entanto, é importante que o vendedor acompanhe todo o processo de transferência até o final para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Transferência de Veículo no DETRAN

Muitas pessoas que efetuam a compra de um carro usado acabam optando por encontrar um despachante para realizar todas as atividades que envolvem a transferência do veículo. Isso se dá por vários motivos como por exemplo: facilidade, comodidade, falta de tempo ou de paciência entre outros. Mas a questão é que se você entende perfeitamente cada passo a ser executado e se dispõe a realizá-los, você poderá acabar economizando uma boa quantia em dinheiro não tendo que contratar alguém para fazer este serviço.

O valor do serviço de um despachante pode até passar de R$ 500,00, podendo esse valor cobrado ainda maior caso o veículo ainda possui determinadas pendências que exijam resolução para concluir a transferência.

Taxa de Transferência do DETRAN de seu Estado

Além dos gastos com despachante, é necessário considerar que existe o pagamento da taxa de transferência de veículo do DETRAN de seu Estado que hoje está no valor de R$ 72,06. Caso você opte por não acionar um despachante, o valor gasto será somente com a taxa de transferência e custos de deslocamento.

Documentos para a Transferência de Veículos

É necessário que o documento original do veículo (CRV), que especifica as principais informações do veículo (informações como RENAVAM, tipo de combustível, placa e etc) seja devidamente preenchido. O preenchimento das informações deve ser feito no verso do documento, onde deve constar os dados no comprador.

Todo cuidado e atenção ao preencher o verso do documento pois não pode haver erros e rasuras, o que implicaria na necessidade de emitir uma segunda via do licenciamento 2024. Nenhuma informação deste documento pode estar ilegível e deve conter ainda a assinatura do vendedor e assinatura do comprador, ambas com firma reconhecida em um cartório.

Procuração para Transferência de Veículo

Se você for delegar poderes para outra pessoa efetuar todo o procedimento de transferência, é necessário emitir uma procuração para a transferência do veículo, onde o procurador passa a ser seu representante legal e deve portar os seguintes documentos originais e cópias: identidade ou outro documento oficial com foto e assinatura, comprovante de endereço e CPF.

Já os documentos do proprietário devem ser: cópia autenticada ou original de um documento de identificação oficial com foto e assinatura e CPF. Estes são os documentos que devem estar de posse do procurador.

Dicas para Transferir seu Veículo sem Problemas

Fuja dos golpes! Tenha certeza que o valor da venda já está em sua conta antes de realizar o pagamento do IPVA São Paulo para realizar a transferência do seu veículo.

Não assuma as multas depois de transferir o veículo! Para isso, mantenha consigo uma cópia autenticada do documento do veículo para provar que ele já não é mais seu.

Se está comprando um carro usado, faça uma pesquisa completa para certificar que não existem multas pendentes no estado ou fora dele, pois, estas multas são de responsabilidade do vendedor.