Galleria Borghese


A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
da Penitência, do Rio de Janeiro, é um dos
maiores símbolos do barroco brasileiro



Por trás de uma fachada austera, o barroco vibra com toda a força no dourado da talha de madeira que reveste a nave, nas imagens do altar principal, na iluminação natural que realça o claro-escuro das paredes e do teto e também em detalhes descobertos ao longo do minucioso trabalho de restauração: acima à esquerda, a pintura marmorizada em azul do altar e, à direita, a delicadeza da decoração do balaústre, que reproduz o desenho do chão.

São Francisco da Penitência abriga um conjunto precioso de obras que a torna um exemplar precoce da arte do período barroco até para os padrões da metrópole, Lisboa, dos séculos XVII e XVIII. Acima à direita, a imagem de Nossa Senhora da Conceição do altar principal, livre das inúmeras camadas de pintura que esconderam durante anos suas cores originais e o delicado trabalho da roupa, como o brocado de seu manto, talhado na madeira e com detalhes de ouro. No alto à direita, o teto executado em perspectiva pelo pintor português Caetano da Costa Coelho, num magistral trabalho de luz e sombra que mostra a ascensão do santo padroeiro da igreja e foi pioneiro no Brasil. No alto à esquerda, a face atormentada do Cristo alado que domina a cena do sonho de São Francisco de libertá-lo do sofrimento da cruz. E, acima à esquerda, o detalhe dos anjos dourados que enfeitam os balcões laterais da igreja.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência or as the Church of the Order Third of San Francisco of the Penance, in Rio De Janeiro, is one of the biggest symbols of the baroque Brazilian

For backwards of an austere façade, the baroque one vibrates with all the force in the golden one of the wooden cut that coats the ship, in the images of the main altar, in the natural illumination that enhances the clearly-dark one of the walls and the ceiling and in details also discovered throughout the minute work of restoration: above to the left, the painting marmorizada in blue of the altar and, to the right, the delicacy of the decoration of the baluster, that reproduces the drawing of the soil.

San Francisco of the Penance shelters a precious set of workmanships that a precocious unit of the art of the baroque period for the standards of the metropolis, Lisbon even becomes it, of centuries XVII and XVIII. Above to the right, the image of Ours Lady of the Conceição of the main altar, exempts of the innumerable painting layers that had hidden during years its original colors and the delicate work of the clothes, as the brocade of its mantle, cut in the wood and with gold details. In the high one to the right, the ceiling executed perspective for Portuguese painter Caetano da Costa Coelho, in a skillful work of light and shade that shows the ascension of the padroeiro saint of the church and was pioneering in Brazil. In the high one to the left, the tormented face of the winged Christ who dominates the scene of the dream of San Francisco to free it of the suffering of cross. And, above to the left, the detail of the golden angels who decorate the lateral balconies of the church.

~ Arnaldo Poesia ~

A Igreja da Ordem Terceira é a da direita, com três edifícios.
Os prédios à esquerda são a igreja e convento de Santo Antônio.

The Church of the Order Third is of the right, with three buildings.
The buildings to the left are the church and convent of Saint Antonio.


Imagem ampliada do altar-mor da Igreja de São Francisco da Penitência.
Extended image of the altar-mor of the Church of San Francisco of the Penance.


Nave, arco-cruzeiro e capela-mor da Igreja de São Francisco da Penitência.
Ship, arc-cruise and chapel-mor of the Church of San Francisco of the Penance.

__________
Bibliografia: Estudos Sobre o Barroco, Arnaldo Poesia – Niterói – Edição do Autor, 1984.
Imagens: Arquivo Starnews 2001 – Claudia Laborne.

© Arnaldo Poesia, Le Monde de Paris, Quinzaine Littéraire, 1997/2010.
Tous droits de traduction et d’adaptation réservés pour tous pays.



Exposição: Luz e Sombra na Pintura Italiana
entre o Renascimento e o Barroco

Não deixe de ver

  • Museu do Aleijadinho

  • Os Cristos de Mestre Aleijadinho

  • Museu de Arte Sacra de São Paulo

  • Barroco Mineiro, Pintura Barroca, Escultura Barroca

  • Conclusões Básicas Sobre a Obra de Aleijadinho

  • Estilo Rococó

  • Barroco Brasileiro

  • Arte Barroca na Itália

  • Galeria Barroco 2

  • O Barroco como práxis cultural

    Links Sobre o Assunto

  • Capelas do Santuário

  • Igreja de São Francisco de Assis

  • Nossa Senhora do Rosário

  • Photo Show

  • Outros Trabalhos Meus

  • Carta a Luma ... e outras palavras de amor

  • Conto & Verso

  • Amar é...

  • O Beijo

  • Suave Encanto - A certeza de um bem-querer

  • A História de Cupido e Psique

  • Safo, a Vênus de Lesbos

  • Ludwig van Beethoven

  • William Shakespeare

  • Portal Starnews 2001

    Copyright 1996/2010 © Starnews 2001
    All rights reserved.