Hitler - Discurso Legendado em Português

Equipe Starnews 2001


Starnews 2001
Cultura e Informação

Equipe Starnews 2001

Rio de Janeiro & Niterói – – Ano XVI

~ Fatos e imagens de Adolf Hitler ~

À medida que as batalhas travadas forem passando à história, poderá esta proceder ao juízo da carreira deste homem estranho. Já hoje se torna claro que a guerra nos arrastou às mais radicais transformações dos tempos modernos. Quando esses acontecimentos pertencerem bem ao domínio do passado, talvez tenhamos que considerar Hitler como um instrumento do destino, completamente diferente desse outro destino que ele para si sonhara, nas alturas do seu ninho de águia de Berchtesgaden... Devido ao seu regime de tirania e agressão, o amor da liberdade, ideal estremecido, voltou a inflamar o mundo de leste a leste. Cidadãos de países onde a liberdade era considerada como coisa banal e assegurada, por ser tão familiar, passaram a compreender com a sua carne e o seu sangue a realidade da ameaça que pesava sobre essa liberdade.Talvez a história venha a reconhecer um dia que esse renascimento do amor da liberdade foi a verdadeira e única missão de Hitler sobre a terra...


Depois de servir na Primeira Guerra Mundial, o futuro ditador mergulhou na política nacionalista alemã de Munique. Em 1921, reivindicou o controle do Partido dos Trabalhadores Alemães e rebatizou-o "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães", e deu a si mesmo o título de Führer. Nesta foto de 1922, ele posa com os membros da organização paramilitar do grupo, o Sturmabteilung, conhecido pelas suas iniciais, SA.


Após uma tentativa frustrada para tomar o poder em 1923, conhecido na história como o Putsch da cervejaria, Hitler foi preso e julgado. Durante o julgamento, no entanto, foi dado tempo ilimitado para falar e sua popularidade disparou. No momento em que esta foto foi tirada em 1929, ele havia saído da cadeia para ganhar popularidade.


Uma grande parte do apelo do Führer jazia em seus discursos inflamados atacando os judeus, os social-democratas, capitalistas e comunistas. Seus comentários frequentemente evocava um sentimento de orgulho nacional: feridas causadas pelas perdas impostas à Alemanha pelos aliados no final da Primeira Guerra Mundial.


Após uma série de eleições nacionais, os nacional-socialistas passou a se tornar o maior partido no Reichstag, ou o Parlamento. No dia 30 de janeiro de 1933, o presidente Paul von Hindenburg foi forçado a nomear Hitler, o líder do partido, como o chanceler.


O Presidente Hindenburg é saudado pelo novo chanceler. Hindenburg morreu em 1934, pouco tempo depois que esta foto foi tirada, mas ao invés de realizar novas eleições presidenciais, Hitler e seu gabinete aprovou uma lei que declara a presidência latentes e transferiu todos os poderes do chefe de Estado ao Führer, assim dando-lhe o comando das forças armadas.


Rudolf Hess (ao lado do carro) foi um dos primeiros seguidores do Führer, mas ele se tornou cada vez mais marginalizado, à medida que a Alemanha se aproximava da guerra.


Durante o tempo em que Hitler esteve no poder, o governo alemão patrocinou a arquitetura em grande escala, incluindo este edifício de escritórios em Munique, projetado pelo arquiteto Paul Troost.


Gigantescos comícios políticos tornaram-se uma constante na vida da nova Alemanha nazista. Neste desfile em Buckeberg em 1934, o Führer passa entre os estandartes da SA.


Depois de pressionar a Áustria a se aliar a Alemanha, Hitler voltou suas vistas para uma região de língua alemã da Tchecoslováquia, o chamado Sudatenland. Numa reunião realizada em Munique, em 1938, os aliados concordaram em permitir que a Alemanha anexasse as terras. No outono desse ano, os veículos nazistas desfilaram triunfantes através de uma das ruas da cidade.


Uma mulher da região anexada chora ao ser forçada a fazer a saudação nazista para os alemães invasores.


Em 8 de novembro de 1938, nazistas e simpatizantes quebraram janelas e saquearam milhares de lojas de judeus em numerosas cidades alemãs e aldeias. Os ataques coordenados foram os primeiros em grande escala, num autêntico ato anti-semita do Terceiro Reich.


Em 1938, Hitler era o líder supremo da Alemanha. Dentro de um ano, sua política agressiva mergulharia a Europa numa guerra e as suas idéias racistas iriam terminar em horríveis massacres. A Alemanha pagou, com 4,2 milhões de mortos, dos quais 500.000 civis, o exercício de poder por Hitler, que culminou na Segunda Guerra Mundial, na eliminação de judeus, assim como no assassínio de poloneses, ciganos, russos e de outros povos. A guerra de Hitler custou aos poloneses 4,5 milhões de mortos, dos quais 4,2 milhões eram civis. A União Soviética avalia suas perdas em 20 milhões de mortos, dos quais 7 milhões de civis. A Segunda Guerra Mundial causou um total de 55 milhões de mortos.


Museu abre mostra sobre Hitler em Berlim

O Museu Histórico Alemão, em Berlim, abriu nesta sexta-feira, 15 de outubro de 2010, a primeira exposição sobre o líder nazista Adolf Hitler desde a sua morte, em 1945.

Museus já dedicaram espaços ao Holocausto, ao trabalho escravo e a outros ângulos da Alemanha nazista, mas nunca se concentraram no homem que arquitetou tudo isso.

"A exibição de suásticas e de imagens de Hitler é proibida por lei, a não ser em um contexto científico. E esta não é uma exposição de propaganda", afirmou o diretor da instituição, Hans Ottomayer.

Algumas peças em exibição chegam a ser comoventes, como uma pintura amadora feita no verso de escrituras sagradas judaicas.

Mas a mostra divide opiniões. Hans Coppi, morador da capital alemã cujos pais morreram no Holocausto, afirmou à BBC que a exposição lhe traz sentimentos ruins.

Mesmo 65 anos depois de sua morte e tema de uma grande exposição, tratar do assunto Hitler na Alemanha ainda é traumático.

__________
Bibliografia: Livros, jornais e revistas da época. – Shirer, W. L., The Rise and Fall of the Third Reich, New York, 1960. – Arquivo Starnews 2001.

— Veja fotos raras do aniversário de 50 anos de Hitler (revista LIFE, em inglês): Clique aqui

Compartilhe:

Publicar artigo no Facebook Facebook Publicar artigo no Twitter Twitter


Copyright © Starnews 2001
All rights reserved.