10 principais dúvidas de quem vai contratar o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido mais popularmente como FIES, na realidade é um programa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo a concessão de financiamento a alunos que estão regularmente matriculados e que frequentam as aulas em cursos superiores presenciais que não são gratuitos e que possuem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Quem pode solicitar o FIES?

Podem fazer parte da lista de beneficiários do FIES os estudantes de cursos presenciais de graduação pagos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esses cursos de graduação precisam ser ofertados por meio de instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências que são determinadas dentro das normas do FIES para essa finalidade.

Quem não pode fazer parte do FIES?

Quem não pode fazer parte do FIES está dentro de uma das características abaixo:

  • Matrícula acadêmica em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Já foi beneficiado com financiamento do FIES;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita menor de 20% (vinte por cento);
  • Renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

É exigido o ENEM para o FIES?

Pessoas formadas no Ensino Médio antes de 2010 não precisam ter feito o ENEM para se cadastrar no FIES, mas quem se formou depois disso é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior. Professores efetivos da rede pública não precisam ter feito o ENEM se quiserem fazer o financiamento por meio do FIES.

O FIES financia todos os cursos?

Existe algum limite financeiro para os cursos? Segundo o site oficial do FIES “poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES”. Consulte essa informação junto a instituição de ensino.

Qual é a taxa de juros do FIES?

A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição precisa ser feita pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste sítio. “O estudante poderá fazer a inscrição em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano”, segundo informações do FIES.

O que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é organização responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no momento da inscrição, bem como começar o processo de renovação dos contratos de financiamento. Pesquise junto a sua universidade como ter contato com essa comissão, que faz parte da universidade.

O que é a Equipe de apoio técnico da CPSA?

Essa é uma equipe que vai ajudar a CPSA na validade, solicitação, comprovação e confirmação das informações dos estudantes informados no sistema, que pode ser formada por até 10 membros da instituição de ensino.

Qual documentação deve ser apresentada pelo estudante à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)?

Após finalizar a sua inscrição por meio do Sistema do FIES, o estudante vai precisar procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino e realizar a validação das informações prestadas. A documentação que deve ser apresentada na CPSA pode ser consultada na Portaria Normativa MEC Nº 10/2010 em seus anexos. As informações foram coletadas no site http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Leave a Reply